31 de jan de 2014

Preparação - Perguntas de estudo

Como vocês se preparam para ensinar uma nova música para as crianças? Como é o planejamento de vocês?

Confesso que sempre tive muitas dúvidas quanto a como me preparar ou até mesmo qual seria a melhor atividade para determinada música logo quando recebi o chamado. Pois ao mesmo tempo que gostaria que as crianças aprendessem a doutrina e os princípios ensinados, gostaria que elas aprendessem com alegria e amor, para que a “memorização” se tornasse algo natural e não forçado.

Aprendi muitas coisas com um post da irmã Kathleen Mower, do blog The Children Sing. Ela fez uma série de postagens sobre a preparação para ensinar uma nova música, incluindo: Questões para Estudo (Teaching a New Song - Questions for Study); Preparando o Plano de Ensino (Teaching a New Song - Preparing the Teaching Plan); e alguns exemplos de planos que ela preparou. Entrei em contato com ela que me permitiu traduzir tais postagens para vocês (essa é uma coisa minha, pedir permissões).

Hoje aprenderemos, portanto, algumas questões para estudo. Vou chamar aqui de pré-preparação do plano de ensino.

O primeiro passo é estudar a letra e a melodia da música que vocês ensinarão. Vocês devem aprender e VIVER a música por alguns dias. As perguntas abaixo podem ser feitas para o preparo de cada música, mas como são muitas, não se preocupem em fazer um questionário detalhado e nem se frustrem se não conseguirem responde-las. Tenham em mente que algumas músicas são mais difíceis que outras. Algumas exigirão um maior empenho para aprendê-las e as perguntas serão um guia para o seu aprendizado.

Imagem: The Children Sing

Estude a letra


1. Qual é a principal mensagem ensinada pela música? O que eu quero que as crianças entendam ou sintam enquanto a cantam? Eu tenho alguma experiência ou sentimento pessoal que poderia compartilhar ou expressar que testifique essa mensagem?

2. Quais são as palavras-chave na música? Escreva as frases da música.

3. Todas as crianças entenderão as palavras facilmente? Precisarei explicar ou pronunciar alguma palavra? Existem palavras repetidas? Quantas vezes? Quais palavras rimam? Existem palavras que sugerem ações (mãos ou corpo)?

4. Quais auxílios de ensino ou visuais são sugeridos pelas palavras? 

5. Que perguntas poderia perguntar que podem ser respondidas ao escutar a letra?

Nesta próxima parte serão abordados alguns conceitos específicos de música. Não se aflijam por não conhece-los. Muitos que lidam com a música não tiveram um ensino de música anteriormente, mas isso não deve ser um empecilho nem para ensinar nem para aprender. Tentarei fazer algumas postagens com explicações técnicas e também sintam-se a vontade para perguntar nos comentários! Se não conseguirem responder às perguntas abaixo, realmente não se preocupem. Existem diversas maneiras de aprender a melodia de uma nova música. Temos os CDs com as músicas para crianças e também o áudio de todas elas como citei no post Música para Crianças SUD. Vocês também podem pedir ajuda para alguém da ala/ramo que saiba tocar piano ou teclado ou outro instrumento musical. Sempre existem possibilidades!

Estude a música 


1. Qual é o compasso da música? Qual é a primeira nota? 

2. Existe alguma indicação de humor/expressão? (Com ânimo, com vigor, firme, etc.) Se não existir indicação, posso determinar alguma? Como é que a expressão inclui todos os sentimentos gerados pela música? Existem modulações (mudança de tonalidade) que afetam ou mudam o caráter da música?

3. Que andamento é apropriado para essa música? O andamento muda? O andamento proporciona à música sentimento e expressão?

4. Existem marcações de dinâmica (forte e fraco) na música? A dinâmica cria alguma ênfase musical? Elas enfatizam alguma palavra em particular?

5. Qual é a forma da música? Quais frases musicais são as mesmas e quais são diferentes? O fraseado permite uma respiração natural? (Escreverei um pouco mais sobre forma musical em outro post, fiquem atentas).

6. Qual é a tessitura da melodia (extensão)? Como a melodia se desenvolve? (Por saltos, grau conjunto, notas repetidas, etc?) Quais são as notas mais altas e mais baixas? Existem notas que são sustentadas por mais tempo? Existem intervalos ou notas que serão difíceis para cantar? Algum dos padrões melódicos se repetem? Existe um clímax na melodia? Quais são as características atraentes da melodia? Como a melodia enfatiza as palavras? Quais palavras recebem ênfase musical?

7. Existe algum padrão rítmico interessante ou de fácil memorização na música? Como os ritmos se relacionam com a forma ou frases na música? Algum dos padrões rítmicos se relacionam às palavras de maneira particular?

8. Que perguntas poderia perguntar e que podem ser respondidas ao escutar a música? Como posso demonstrar ou ilustrar algumas dessas ideias? Quais atividades ou experiências posso sugerir que poderia ajudar as crianças compreender ou sentir a música?

Caso queiram baixar as perguntas para imprimir, segue o link em PDF do arquivo.

2 comentários:

 

Primária Musical Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template