1 de mar. de 2014

Ideia #3: Assombro Me Causa

Estive pensando por um bom tempo como ensinar este hino para as crianças. Não achei que seria apropriado fazer gestos para este hino com uma mensagem tão tocante. Como fazer com que as crianças entendam a mensagem? Como fazê-las sentir o amor que Cristo demonstrou por todos ao expiar por nossos pecados através deste hino?

Foi então que encontrei uma ideia maravilhosa no blog The Barefoot Chorister que gostaria de compartilhar com vocês e que irei fazer em minha Ala. Fiz alguns comentários que estarão entre []. As gravuras, desenhos, escrituras estarão disponíveis nos links do final do post.

"Para iniciar a discussão, eu irei perguntar às crianças o nome de alguns dos melhores presentes que elas já ganharam! Terei 6 presentes embrulhados sobre uma mesa próxima a mim. Depois da discussão sobre o 'melhor' presente, eu irei dizer que nós vamos aprender um hino hoje sobre O MAIOR presente que todos nós recebemos!!

Irei chamar um ajudante para vir a frente e pegar o presente número 1. Cada caixa de presente irá conter o seguinte:

PRESENTE Nº1 - Efésios 3:19, um coração, e uma tira escrita "Assombro me causa o amor que me dá Jesus". Vamos ler e discutir sobre o que a escritura fala, que é sobre o amor de Cristo, e então cantaremos o que está escrito na tira nº1. Depois iremos colocar a tira junto com uma gravura de Cristo [na lousa] e iremos ao presente nº2. [Cabe aqui ressaltar que será necessário explicar sobre o significado da palavra assombro]

PRESENTE Nº2 - 1 Coríntios 16:23 [escolhi Atos 15:11], uma gravura de pessoas em um barco no domingo para discutir Graça [clique aqui para ver a definição de Graça no GEE - Guia para Estudo das Escrituras] e como o Pai Celestial sabe que nós iremos cometer erros e Ele ainda assim nos ama, e uma tira escrita "Confuso estou pela GRAÇA de sua luz". Nós iremos colocar [na lousa] e cantar a tira nº2 e ir para o presente nº3.

PRESENTE Nº3 - Mateus 27:22, uma gravura com grandes pregos, discutir a crucificação, e uma tira escrita "E tremo ao pensar que por mim sua vida deu". Colocar [na lousa] e cantar, depois ir ao presente nº4.

PRESENTE Nº4 - 1 Pedro 2:23-24, uma gravura com uma coroa de espinhos ou uma chibata, e uma tira escrita "Por mim, tão humilde, SEU SANGUE Jesus VERTEU". Colocar [na lousa] e cantar! [Aqui teremos que explicar também o significado da palavra verter]

Depois iremos discutir se isso faz com que nos sintamos assombrados/maravilhados [por ter feito Cristo sofrer]. A resposta deveria ser não! Abrirei, então, o presente nº5 e compartilharei com eles a razão que faz o presente da vida de Cristo ser ASSOMBROSO para nós. O PRESENTE Nº5 incluirá: uma gravura de Cristo no Getsêmani. Discutiremos como Ele sofreu por todos os nossos pecados e por isso podemos nos arrepender de todas as coisas e sermos perdoados. Eu lerei, então, João 3:16.

(...)

Iremos, então, descobrir o que tem no PRESENTE Nº6, que é minha figura de Cristo de 6 pés [seria mais ou menos 1,8m! Bem grande e real! Queria uma dessas...]. O refrão será colocado em volta de Seu pescoço e iremos cantar para finalizar! "Que assombroso é; Oh! ele me amou e assim me resgatou. Que ASSOMBROSO é! ASSOMBROSO, sim!". [Como é muito provável que não tenhamos uma gravura de Cristo de 1,8m, pode ser usada uma gravura de Jesus Cristo, depois vejam as gravuras que escolhi abaixo]"

Esta foi a ideia para o ensino do 1º verso do hino Assombro Me Causa.

Assim como a Stacy do blog The Barefoot Chorister, as duas outras estrofes não serão cantadas somente pelas crianças. A ideia da Stacy é a 2ª estrofe ser uma versão especial para o piano (ou seja, uma parte para piano solo) e a 3ª estrofe ser cantada pela congregação e as crianças.

Eu irei fazer da seguinte forma para a Apresentação Especial:

1ª estrofe: crianças cantam ela inteira.
2ª estrofe: a pianista toca ao fundo um pouco mais baixo a melodia do hino, enquanto alguém no púlpito (com um tom de recitação forte e presente, podendo ser um homem ou uma mulher) recita as palavras da 2ª estrofe mais o refrão.
3ª estrofe: todos cantam, crianças e congregação.

As gravuras/figuras que escolhi para cada presente coloco abaixo, bem como as escrituras.


Download: PDF com as escrituras dos presentes 1 a 4

Download: PDF com os versos da 1ª estrofe do hino

Download: PDF com todas as gravuras/figuras

Figura Presente Nº1
Forma do Microsoft Word
Figura Presente Nº2
Little LDS Ideas
Figura Presente Nº3
images.lds.org
Figura Presente Nº4
images.lds.org
Figura Presente Nº5
images.lds.org
Figura Presente Nº6
images.lds.org
Para finalizar o post deixo aqui só mais algumas sugestões. Para quem não tem como imprimir, não se preocupe! Use sua criatividade! Seja caprichosa(o)! Muitas coisas que eu faço eu prefiro não imprimir e faço a mão mesmo. E com relação às figuras/gravuras, elas são só sugestões. Vocês podem utilizar outras que vocês já tem em casa ou disponíveis dentre os materiais da Primária da sua Ala/Ramo.

Espero ter ajudado e vamos cantar! :)

Com amor,

5 comentários:

  1. Parabéns!!!!! Amei sua ideia e irei utilizá-la. As crianças irão adorar. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso dizer com toda a certeza que as crianças aqui de minha Ala amaram. Elas aprenderam muito rápido e acredito que puderam compreender um pouco o quão sagrado são os hinos sacramentais e que mensagem maravilhosa eles nos passam! Beijos, Ágata.

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog, amei os conteúdo!!!
    Vi as ideias dos últimos 3 hinos do mês...Postará também ideias para o hino de abril?

    bjinhoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eveli! Fico muito feliz mesmo de saber que está acompanhando o blog, afinal, sempre que posto novas ideias dos hinos são sei muito bem se irão funcionar... XD Ficamos muito na especulação do impacto que novas formas de ensinar causarão nas crianças, e por enquanto acho que está dando certo.

      Quanto ao hino de abril, vou postar sim!!! Estou pensando em algumas coisas já faz algum tempo, mas estou com minha vida um tanto quanto corrida. Mas não se preocupe que algo postarei! :)

      Beijos,

      Ágata.

      Excluir

 

Primária Musical Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template