26 de jul. de 2014

Ideia #6: Eu vou pesquisar a história da família

Para o ensino deste hino irei compartilhar três ideias, uma que eu apliquei em minha Ala, outra que foi disponibilizada pelo Primária SudOnline e outra que encontrei no Camille's Primary Ideas.

Algumas vezes, quando sobra um tempinho no final do tempo de música no domingo anterior a mudança do hino de ensaio, eu utilizo os últimos cinco minutos para apresentar a nova música para as crianças. Outras vezes gosto de fazer um “suspense”. Pergunto para elas, no primeiro domingo do mês, depois que o tema do Tempo de Compartilhar daquele mês foi apresentado, qual música elas acham que iremos ensaiar naquele mês.

Como no mês de junho foi falado sobre “As ordenanças do sacerdócio e o trabalho no templo abençoam minha família”, apresentei o hino EuVou Pesquisar a História da Família perguntando para as crianças se elas sabiam qual era a importância de conhecer a história de nossa família. Gosto de, conforme vou explicando, utilizar a letra do hino para auxiliar as respostas, tal como já apresentei no Ideia #2 – Vou Cumprir o Plano de Deus. Depois de apresentar o hino inteiro e explicar a mensagem contida na letra da música, nós começamos a ensaiar da forma que apresentarei a vocês agora.

Primeira Ideia

Divida as crianças em dois grupos, se for possível, faça com que cada grupo se sente de frente um para o outro, deixando um espaço no meio para que a líder de música ou quem irá ensinar a música possa ficar de frente para o grupo que irá cantar a cada vez. Explique para as crianças o que irá fazer. O objetivo é alternar os versos entre os grupos, a líder de música canta primeiro e o grupo repete, como no esquema abaixo:

Líder de música: “Eu vou pesquisar a história da família para conhecer”
Grupo 1: “Eu vou pesquisar a história da família para conhecer”

Líder de música: “Meus antepassados, meus ancestrais, pois esse é meu dever”
Grupo 2: “Meus antepassados, meus ancestrais, pois esse é meu dever”

Líder de música: “Um bonito livro de recordações em dia vou manter”
Grupo 1: “Um bonito livro de recordações em dia vou manter”

Líder de música: “Minha história pessoal também quero escrever”
Grupo 2: “Minha história pessoal também quero escrever”

Explique que cada vez que for a vez do grupo cantar, elas [as crianças] deverão ficar em pé, e quando for a vez do outro grupo, elas deverão ficar sentadas e prestar atenção no que o outro grupo está cantando. Depois de fazer isso umas duas vezes, diga que os grupos irão trocar, ou seja, o que o grupo 1 cantou será o que o grupo 2 cantará e vice-versa. Repita novamente umas duas vezes. Dessa forma, as crianças memorizarão a melodia e a letra. A terceira etapa é cantar a estrofe inteira com os dois grupos juntos. Esse processo se repete para o ensino da outra estrofe.

Depois que ensinei a música toda (usei um domingo para cada estrofe), juntei as crianças ao redor do piano [elas AMAM o piano!]. Eu toquei e cantei junto com elas as duas estrofes.

Prós e contrasAs crianças conseguiram aprender a melodia e a letra sem auxílios visuais (figuras ou texto), mas por causa da repetição, elas acabaram por ficar um pouco entediadas. Portanto, sugiro que ao ensinar uma música com este método, caso percebam que elas estão ficando desinteressadas, introduza gestos ou movimentos que elas devem fazer enquanto cantam. Dá super certo. Caso sua classe seja muito numerosa, poder-se-ia pensar também em formar quatro grupos ao invés de dois.

Segunda Ideia

Achei esta ideia muito legal, mas como eu vi somente depois de ter ensinado acabei não utilizando ela. Resumindo a ideia: seria levar alguns auxílios para cada parte do hino, como por exemplo, fotos antigas, certidão de óbito, gráficos de linhagem, cartas e um álbum de recordação. Ela pode ser usada, de repente, para fazer a revisão do hino quando estiver chegando mais próximo da Apresentação Especial da Primária. Confiram a ideia clicando neste link: Como ensinar o hino "Eu voupesquisar a História da Família", por Fabiane Bezerra.


Terceira Ideia

Podemos encontrar ideias fabulosas para o tempo de música no blog Camille's Primary Ideas {pessoal, é tanta coisa que gostaria de disponibilizar para vocês que às vezes acabo ficando perdida no meio de tantas coisas e pouco tempo!}. Pra quem está familiarizada com o inglês, creio que não será problema ver quantas ideias incríveis existem não só neste blog, como em vários outros. Mas vamos ao que interessa, outra ideia para ensinar o hino Eu Vou Pesquisar a História da Família (Family History - I am Doing It).

A pergunta geradora desta ideia foi: Por que não ter uma árvore genealógica "de verdade" para ensinar esta música? A figura abaixo é a árvore que foi montada pela Camille:
Imagem: Camille's Primary Ideas
Ela esclarece que, caso não tenha uma árvore dessas, vocês podem desenhar uma árvore na lousa e colar as figuras com fita adesiva. Vocês podem imprimir as figuras nos links abaixo:

Eu Vou Pesquisar a História da Família - Figuras: PDF
(a qualidade parece estar ruim quando aberto o arquivo no Google Drive, mas ao baixar fica boa)

Depois de imprimi-las, para que elas durem por mais tempo, passe papel contact ou plastifique-as.

1º passo: cole as figuras embaixo das cadeiras antes do início da aula.
2º passo: peça para que as crianças olhem embaixo de suas cadeiras. Enquanto elas procuram, cante a música (ou coloca o CD para tocar).
3º passo: cante a música novamente para encontrar qual é a primeira figura que deverá ser pendurada na árvores. A criança que estiver com a primeira figura vai até a árvore e a prende em um galho.
4º passo: uma vez pendurada, cante a frase correspondente e fale rapidamente sobre ela (por exemplo, "história da família" são histórias e registros escritos da sua família sobre pessoas que viveram antes de você).
5º passo: repita até ter cantado todas as frases e até que todas as figuras estejam na árvore.
6º passo: cante a música várias vezes.


Caso tenham tempo, entreguem folhas e lápis de cor para as crianças desenharem um de seus antepassados ou um membro de sua família e depois deixem-nas colocarem os desenhos na árvore. Para as crianças pequenas, uma sugestão seria convida-las a bater o ritmo da música em seus colos, bater palmas ou pular.

Essas são as ideias para esse hino! Espero possam ajuda-las(os). Caso tenham dúvidas ou outras ideias que gostariam de compartilhar, podem deixá-las nos comentários ou entre em contato comigo pela página de Contato.

Com amor,

0 comentários:

Postar um comentário

 

Primária Musical Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template