5 de jun. de 2016

Ideia #10 - Escolhendo o Que É Certo

Hoje venho compartilhar com vocês duas ideias de ensino para o hino Escolhendo o Que É Certo, uma das sugestões de hinos para o mês de junho (outras sugestões podem ser encontradas na postagem Hinos - Sacramental Especial 2016). Na verdade, essa é a primeira postagem em que irei compartilhar a ideia retirada o livro A Children's Songbook Companion, traduzida com autorização de uma das autoras. Tenho algumas outras já prontas, mas preciso de tempo para organizar todos os materiais que quero disponibilizar juntamente com os planos de lição.

Primeira Ideia

Essa é a ideia baseada no plano de lição proposto no livro A Childrens Songbook Companion. Algo que achei muito interessante nas propostas de ensino dos hinos deste livro foi justamente o que prezo muito: simplicidade. Às vezes gostamos de complicar coisas que são simples! Quero enfatizar algo muito importante aqui: as crianças aprendem música com mais facilidade CANTANDO. Simples, não? Mas muitas vezes teimamos em fazer com que elas cantem olhando a letra dos hinos, as partituras... não que estes sejam recursos que devam ser proibidos, mas devemos saber a hora para utilizar cada coisa (e isso varia de local para local).

Tenho experiências muito positivas de quando ensinava músicas na Primária sem a utilização das letras dos hinos impressas. Ao focarmos na memorização e na imitação, as crianças interiorizam a música com mais facilidade, bem como seus ensinamentos.

Para que esta postagem não fique extensa, segue abaixo a imagem do plano de lição para o hino. O mesmo se encontra disponível para download no formato pdf, logo abaixo da imagem.


A primeira coisa a se fazer quando vamos nos preparar para ensinar um novo hino é: aprender a cantar este hino, e de preferência decorá-lo (às vezes cometo algumas gafes, troco uma frase por outra... isso é falta de preparação! rsrsrs). Isso nos dará mais segurança ao ensiná-lo às crianças. Outra coisa muito importante é sabermos qual é a mensagem que o hino pretende ensinar através de sua letra. Ao compreendermos tais ensinamentos, poderemos transmiti-los a elas também.

Os materiais necessários são:


  • Para a Atividade Motivadora: uma gravura de Jesus Cristo; a imagem de uma menina e de um menino felizes; pegadas com frases escritas (relacionadas com escolhas que as crianças deverão fazer); cartões com as palavras orar,  e obedecer.

  • Para as Atividades Complementares: símbolo do CTR e distintivo de "Super Cantor".
  Os links para download dos arquivos seguem abaixo:


As atividades complementares são bem interessantes. Esta do "Super Cantor" pode ser também utilizada como revisão para qualquer outro hino que vocês já tenham ensaiado. Gostaria de relembrar algo que já disse em algum lugar anteriormente sobre impressões. Na impossibilidade de imprimir todos esses materiais o que conta é a criatividade! Muitas vezes eu postei coisas maravilhosas aqui e acabei utilizando coisas feitas pelas minhas próprias mãos no ensino dos hinos. Acho interessante colocar aqui algumas ideias, mas não se deixem vencer pelo comodismo de ter tudo na mão, inventem, criem e recriem! ;)

Segunda Ideia

Esta ideia eu retirei do site Sugardoodle, e é uma opção retirada da revista Friend de Agosto de 2003:

Para ensinar "Escolhendo o Que É Certo" (p.82), utilize um objeto pequeno o suficiente que possa ser escondido em sua mão para exemplificar um ensinamento de Jesus Cristo - por exemplo: uma moeda (dízimo), uma semente de mostarda (fé), uma rocha (o homem sábio). Discuta os ensinamentos e como as crianças serão felizes se elas seguirem os ensinamentos do Salvador.

Peça para as crianças se enfileirem contra a parede do fundo da sala. Coloque uma figura do Salvador na parede da frente. Conforme as crianças aprendem a música, elas irão andar em direção à figura (para Primárias maiores, faça com que as crianças movimentem marcadores, como botões ou grãos, de baixo para cima de uma folha de papel com linhas, ao invés de moverem-se fisicamente para a frente da sala).

As crianças escutarão você cantar a primeira frase; depois, elas a cantarão com você. Em seguida, elas irão cantar sozinhas. Se elas cantarem corretamente duas vezes em seguida, todas irão avançar um passo; caso contrário, repita o processo. Faça isso com as próximas frases até que a música seja aprendida por inteiro e as crianças tenham conseguido chegar à parede da frente (ou aos topos de seus papéis). Quando elas voltarem para suas cadeiras, preste o testemunho de que a cada vez que elas fazem uma escolha certa em suas vidas - tais como quando escolhemos fazer o certo e aprendemos a música - elas irão se mover para mais próximo do Salvador.

Espero que gostem das ideias!

Com amor,

4 comentários:

  1. Maravilhoso ameiiii
    Vou ver se compro este livro
    Obg
    Bjs

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    Respostas
    1. Oi Denise! Se puder, compre, é maravilhoso! ;)
      Aqui neste post eu expliquei como e onde comprei:

      http://primariaemusica.blogspot.com.br/2014/10/a-childrens-songbook-companion.html

      Beijos, Ágata.

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  2. Olá, tenho grande interesse neste livro também. Aonde tem para poder adquiri-lo?
    (OLGA PORTO CARREIRO).

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    Respostas
    1. Olá Olga! :) Eu aconselho comprar pela Amazon (apesar de ser vendido também pela Deseret) por causa do preço final. O link é esse:

      https://www.amazon.com/Childrens-Songbook-Companion-Pat-Graham/dp/0882907956

      Agora, se quiser ver como fiz para comprar, dê uma olhada neste meu post:

      http://primariaemusica.blogspot.com.br/2014/10/a-childrens-songbook-companion.html

      Beijos, Ágata

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