19 de jan. de 2014

Hino das Regras de Fé

Vocês talvez estejam se perguntando: "Como assim? Hino das Regras de Fé?". Pois é. Na realidade, para aquelas que já tiveram contato com o Children's Songbook (Música para Crianças na versão em inglês) talvez não seja tão novidade assim. E por mais incrível que pareça, existe uma versão traduzida destes hinos (quem tem um tempinho a mais de igreja sabe do que estou falando)!

A responsável por musicalizar todas as 13 Regras de Fé é a compositora Vanja Y. Watkins. O nome pode parecer pouco familiar para muitas, contudo, cantamos um hino MUITO conhecido de sua autoria: As Famílias Poderão Ser Eternas. Outro hino que talvez vocês conheçam: Vou Cumprir o Plano de Deus. Ok, mais uma incrível surpresa (pelo menos foi para mim)!

Estou para postar desde o meio da semana, mas demorei pois precisei editar as partituras com algumas modificações na letra traduzida (As Regras de Fé - já adianto que não é minha tradução...). A versão que tenho aqui, por já ser antiga, precisou de alterações. E para quem lida com música sabe que uma alteração na letra às vezes requer modificar parte da melodia. Um exemplo que posso dar é na décima terceira Regra de Fé, em que na versão antiga não tinha "boa fama". Eu poderia simplesmente ter digitalizado as partituras, mas o hinário que tenho aqui é xérox de xérox e as letras ficariam erradas.

Já estava tudo pronto, novamente, para postar, quando resolvo procurar o nome da compositora no Google. E adivinhem o que apareceu? A Music Playlist com todos os hinos compostos pela Vanja. E para minha surpresa, novamente, as partituras estavam ali. E eu, que sou extremamente muito um pouco perfeccionista, resolvi montar as partituras com as figuras que tem tudo bonitinho no hinário em inglês.

Editei as partituras e estou compartilhando em um único arquivo. Disponibilizo, também, os áudios de cada hino instrumental, em que reforcei a melodia com o timbre do violino. Se quiserem, no site oficial da igreja estão disponibilizadas áudios cantados, instrumentais e as partituras em inglês (já adianto que a melodia pode estar um pouco diferente, pois é outro idioma, outras palavras, outra métrica...), mas que dão 10 a 0 nos meus áudios, pois os que fiz foram gerados pelo programa do computador. Podem conferir na pesquisa que realizei na Music Playlist Article of Faith (são as 13 primeiras faixas).

Essas são algumas imagens de como ficaram as partituras. Particularmente gostei do resultado final. Espero que gostem!


1ª Regra de Fé: PDF / Áudio Instrumental
2ª Regra de Fé: PDF / Áudio Instrumental
3ª Regra de Fé: PDF / Áudio Instrumental
4ª Regra de Fé: PDF / Áudio Instrumental
5ª Regra de Fé: PDF / Áudio Instrumental
6ª Regra de Fé: PDF / Áudio Instrumental
7ª Regra de Fé: PDF / Áudio Instrumental
8ª Regra de Fé: PDF / Áudio Instrumental
9ª Regra de Fé: PDF / Áudio Instrumental
10ª Regra de Fé: PDF / Áudio Instrumental
11ª Regra de Fé: PDF / Áudio Instrumental
12ª Regra de Fé: PDF / Áudio Instrumental
13ª Regra de Fé: PDF / Áudio Instrumental


Montei um vídeo com uma prévia dos hinos, mas está demorando um pouco para carregar no Youtube. Assim que estiver pronto posto aqui.


E aí, o que acharam?


10 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Valdenice! Infelizmente não tenho eles cantados. Tinha até pensado em gravar eles com minha voz e tocando piano, mas não tenho os equipamentos apropriados para uma boa gravação. Quem sabe alguém não os grave um dia? Muito obrigada pelo comentário! Beijos, Ágata.

      Excluir
  2. Olha só como fui guiada até aqui ! Minha pequena esta crescendo e adora cantar hinos e estava me perguntando como ensinar as regras de fé e será que tem eles cantados seria bom a pequena adora cantar e pra gravar as regras de fé ela ia se divertir e se edificar !!!
    Mulher abençoada parabéns excelente trabalho bjs obrigada pela dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia! Tenho certeza que através das regras de fé cantadas as crianças poderão ter uma experiência totalmente nova de "memoriza-las". Digo memorizar entre aspas, pois além de memorizar temos que as entender. Seria ótimo para, você ainda não sabe, aprende-las juntamente com sua filha. Cantar é divertido, principalmente em família! :)

      Beijos, Ágata.

      Excluir
  3. Muito Obrigada por compartilhar esses hinos! Estavamos procurando isso na nossa Ala! Ajudou e muito! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou, Gabriela! Fico realmente muito feliz! Beijos, Ágata

      Excluir
  4. Amei!!!
    Obrigada pela ajuda!
    Parabéns pela dedicação!!!

    ResponderExcluir
  5. Irmã muito muito obrigada por seu trabalho, sou recém chama presidente da primária Ala Esperança e pesquisava maneiras de ajudar as crianças a aprenderem as regras de fé. Kristiane Cunha

    ResponderExcluir
  6. Nossa, fico pensando em como voce é maravilhosa em seus chamados , ne motivou a ser cada vez melhor. Muito obrigada, suas postagens sao perfeitas.

    ResponderExcluir

 

Primária Musical Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template