Primeira Ideia
Encontrei essa ideia no blog Primary Singing Time Ideas - Singing Magic.
Você precisará:
- Desenhos em um coração que representem a letra do hino (baixe as figuras AQUI)
- Uma lousa para desenhar uma casa.
No final, ficará mais ou menos como está o desenho abaixo:
Apresentação da música:
Desenhe uma casa
simples na lousa (grande o suficiente para que as seis figuras caibam dentro
dela, que serão utilizadas na segunda parte da apresentação). Passe alguns
corações de papel para as crianças (baixe um arquivo com corações AQUI). Diga que em nossa casa podemos falar com
amor. Enquanto a pianista toca a melodia da primeira estrofe de “Fala-se Com
Amor” (caso na sua Ala/Ramo não tenha pianista, você pode deixar o CD tocando,
e caso nada disso seja possível, cantarole você ou outra líder a melodia - você encontra a partitura e os áudios na postagem Hinos - Sacramental Especial 2014), dê
um coração para cada criança e peça para que pensem em alguma palavra gentil
que elas dizem em suas casas. Quando a música para, peça para algumas crianças compartilharem
suas respostas. Escreva as respostas na lousa, dentro da casa. Encha a lousa
com as palavras até que os dois versos da música tenham sejam tocados em
seguida.
Diga às crianças
que existem outras formas de falar com amor em nossas casas. Coloque as figuras
na lousa do lado de fora da casa aleatoriamente.
Figuras:
1ª estrofe –
família orando, menina com medo, coração escrito “fala-se com amor”
2ª estrofe – o
pai e o irmão mais velho dando uma bênção, pais ensinando em uma noite
familiar, coração escrito “fala-se com amor”, e Jesus Cristo.
Primeira Estrofe:
Deixe as
crianças escutarem você cantar o primeiro verso da estrofe (“Todos os dias vejo
minha mãe se ajoelhar”). Peça que repitam com você.
Quando cantar o
segundo verso (“Com toda a família e ao Pai Celeste orar”), peça para que
escutem algo que represente o amor em nossa casa (orar em família). Deixe que
respondam e peça para que cantem aquele verso.
Cantem as duas
linhas juntas.
Deixe as
crianças escutarem o que a oração de nossa mãe pode fazer enquanto canta o
terceiro verso (“A sua oração afasta meu temor”). Deixe que respondam (afasta
meu temor) e cantem esse verso juntos.
Cante suavemente
o último verso da estrofe. Peça para as crianças cantarem como você, suavemente.
Segunda Estrofe:
Enquanto canta
os dois primeiros versos (“Abençoado é nosso lar / Tem do Sacerdócio o poder”),
peça para que as crianças escutem com o que minha casa é abençoada (o poder do
Sacerdócio). Deixe que respondam e depois cantem os dois versos.
Cante os dois
próximos versos (“Os nossos pais nos ensinam a ser / Obedientes ao Senhor”) e
pergunte o que nossos pais nos ensinam a ser. Cantem juntos esses versos.
Peça para que as
crianças escutem o motivo leva nossos pais a nos ensinarem a obedecer o Senhor
enquanto canta o quarto verso (“E é assim porque, em nossa casa, fala-se com
amor”). Deixe que respondam e cantem juntos esse verso.
Cante o último
verso (“Eu me sinto perto do Senhor quando falo com muito amor”), repita com as
crianças, cantando suavemente.
Lembre-as que
vocês só estão cantando outras formas que demonstram que falamos com amor em
nossas casas. Escolha alguém para colocar as figuras em ordem dentro da casa
enquanto você e as outras crianças/líderes cantam a música inteira.
Talvez você
precise cantar mais uma vez para que a criança consiga colocar as figuras em
ordem. Você pode dividir as meninas para cantar a primeira estrofe e os
meninos, a segunda. Caso o número seja desigual, divida a classe em dois grupos
heterogêneos.
Segunda Ideia
Achei essa ideia MUITO legal! Encontrei-a em vários blogs, o primeiro que vi foi neste aqui, Sing Me a Song. Procurando mais no google, encontrei a mesma ideia no Primarily Singing, que me levou ao Mormon mama on a mission. Como identifiquei-me mais com a exposição do Primarily Singing, utilizarei a ideia que ela chama de Porta 1 e Porta 2.
Baixe AQUI o arquivo com as portas em PDF.
A ideia é a seguinte:
Imprima o desenho das portas (lembre-se que nem sempre você precisa imprimir, você pode criar, recriar, pintar, desenhar, recortar... o limite é a sua imaginação!) e cole na frente de duas pastas de arquivo. Caso não saiba o que são e nem onde encontrar, é muito simples! Recorte uma cartolina 30 cm x 42 cm (comprimento x largura) e dobre ao meio ou junte duas folhas sulfites (em pé, ou retrato) com fita adesiva. Lembre-se que precisará de duas, sejam pastas de arquivo, cartolinas dobradas ou folhas de sulfite coladas, pois são duas portas.
Depois, imprima ou escreva em tiras de papel as escolhas para as duas estrofes:
Todos os dias vejo:
Minha mãe se ajoelhar / Um monte de vaga-lumes
Com toda a família:
E ao Pai Celeste orar / Correndo sem parar
A sua oração:
Afasta meu temor / Constrói um navio
Em nossa casa:
Fala-se com amor / Eu sou um corredor
Abençoado é:
Nosso lar / Meu cantar
Tem do sacerdócio:
O poder / Meus brinquedos
Os nossos pais nos ensinam a ser:
Obedientes ao Senhor / Bons jogadores de futebol
E é assim porque em nossa casa:
Fala-se com amor / Eu sou um corredor
Eu me sinto perto do Senhor:
Quando falo com muito amor / Quando brigo com meus irmãos
Essas são algumas ideias de frases que vocês podem usar. Caso queiram utilizá-las, baixe este arquivo AQUI.
Esta imagem é para vocês terem uma ideia de como fica o produto final:
Imagem: Primarily Singing |
Escreva a letra da música na lousa, deixando um espaço para ser preenchido com as frases que estão "atrás da porta".
A Tina (autora do blog Primarily Singing), disse para as crianças que escolher uma porta é um jogo de possibilidades, não existe uma escolha realmente errada ou certa, pois não se sabe o que tem atrás da porta. Contudo, eles podem escolher se o que está atrás da porta está correto ou errado. Dessa forma, a criança que está ajudando decidirá se a escolha da porta a levou para a letra correta ou errada da música. Você pode pedir para que as outras crianças ergam os polegares para cima, caso concordem, ou para baixo, caso discordem.
Quando a escolha for a correta, a figura é fixada no espaço que você deixou em branco na lousa e todos cantam a música até o ponto antes de chegar no próximo espaço em branco.
Depois que as crianças estiverem cantando bem a letra da música, você pode usar as figuras (das escolhas corretas) e ir tirando uma a uma, até que elas tenham decorado a música.
Espero que, caso ainda não tenham tido suas próprias ideias, essas possam ajudá-las! Enfatizo, ainda, que essa ideia das portas pode ser usada com o ensino de qualquer música.
Com amor,
0 comentários:
Postar um comentário