7 de set. de 2014

Ideia #9: Fala-se Com Amor

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Para este mês de setembro, trago algumas ideias de como ensinar o hino Fala-se Com Amor. Todas são ideias adaptadas e todas muito interessantes. {Check them out!}

Primeira Ideia

Encontrei essa ideia no blog Primary Singing Time Ideas - Singing Magic.

Você precisará:
  1. Desenhos em um coração que representem a letra do hino (baixe as figuras AQUI)
  2. Uma lousa para desenhar uma casa.
No final, ficará mais ou menos como está o desenho abaixo:
Apresentação da música:

Desenhe uma casa simples na lousa (grande o suficiente para que as seis figuras caibam dentro dela, que serão utilizadas na segunda parte da apresentação). Passe alguns corações de papel para as crianças (baixe um arquivo com corações AQUI). Diga que em nossa casa podemos falar com amor. Enquanto a pianista toca a melodia da primeira estrofe de “Fala-se Com Amor” (caso na sua Ala/Ramo não tenha pianista, você pode deixar o CD tocando, e caso nada disso seja possível, cantarole você ou outra líder a melodia - você encontra a partitura e os áudios na postagem Hinos - Sacramental Especial 2014), dê um coração para cada criança e peça para que pensem em alguma palavra gentil que elas dizem em suas casas. Quando a música para, peça para algumas crianças compartilharem suas respostas. Escreva as respostas na lousa, dentro da casa. Encha a lousa com as palavras até que os dois versos da música tenham sejam tocados em seguida.

Diga às crianças que existem outras formas de falar com amor em nossas casas. Coloque as figuras na lousa do lado de fora da casa aleatoriamente.

Figuras:

1ª estrofe – família orando, menina com medo, coração escrito “fala-se com amor”

2ª estrofe – o pai e o irmão mais velho dando uma bênção, pais ensinando em uma noite familiar, coração escrito “fala-se com amor”, e Jesus Cristo.

Primeira Estrofe:

Deixe as crianças escutarem você cantar o primeiro verso da estrofe (“Todos os dias vejo minha mãe se ajoelhar”). Peça que repitam com você.

Quando cantar o segundo verso (“Com toda a família e ao Pai Celeste orar”), peça para que escutem algo que represente o amor em nossa casa (orar em família). Deixe que respondam e peça para que cantem aquele verso.

Cantem as duas linhas juntas.

Deixe as crianças escutarem o que a oração de nossa mãe pode fazer enquanto canta o terceiro verso (“A sua oração afasta meu temor”). Deixe que respondam (afasta meu temor) e cantem esse verso juntos.

Cante suavemente o último verso da estrofe. Peça para as crianças cantarem como você, suavemente.

Segunda Estrofe:

Enquanto canta os dois primeiros versos (“Abençoado é nosso lar / Tem do Sacerdócio o poder”), peça para que as crianças escutem com o que minha casa é abençoada (o poder do Sacerdócio). Deixe que respondam e depois cantem os dois versos.

Cante os dois próximos versos (“Os nossos pais nos ensinam a ser / Obedientes ao Senhor”) e pergunte o que nossos pais nos ensinam a ser. Cantem juntos esses versos.
Peça para que as crianças escutem o motivo leva nossos pais a nos ensinarem a obedecer o Senhor enquanto canta o quarto verso (“E é assim porque, em nossa casa, fala-se com amor”). Deixe que respondam e cantem juntos esse verso.

Cante o último verso (“Eu me sinto perto do Senhor quando falo com muito amor”), repita com as crianças, cantando suavemente.

Lembre-as que vocês só estão cantando outras formas que demonstram que falamos com amor em nossas casas. Escolha alguém para colocar as figuras em ordem dentro da casa enquanto você e as outras crianças/líderes cantam a música inteira.

Talvez você precise cantar mais uma vez para que a criança consiga colocar as figuras em ordem. Você pode dividir as meninas para cantar a primeira estrofe e os meninos, a segunda. Caso o número seja desigual, divida a classe em dois grupos heterogêneos.

Segunda Ideia

Achei essa ideia MUITO legal! Encontrei-a em vários blogs, o primeiro que vi foi neste aqui, Sing Me a Song. Procurando mais no google, encontrei a mesma ideia no Primarily Singing, que me levou ao Mormon mama on a mission. Como identifiquei-me mais com a exposição do Primarily Singing, utilizarei a ideia que ela chama de Porta 1 e Porta 2.
Baixe AQUI o arquivo com as portas em PDF.

A ideia é a seguinte:

Imprima o desenho das portas (lembre-se que nem sempre você precisa imprimir, você pode criar, recriar, pintar, desenhar, recortar... o limite é a sua imaginação!) e cole na frente de duas pastas de arquivo. Caso não saiba o que são e nem onde encontrar, é muito simples! Recorte uma cartolina 30 cm x 42 cm (comprimento x largura) e dobre ao meio ou junte duas folhas sulfites (em pé, ou retrato) com fita adesiva. Lembre-se que precisará de duas, sejam pastas de arquivo, cartolinas dobradas ou folhas de sulfite coladas, pois são duas portas.

Depois, imprima ou escreva em tiras de papel as escolhas para as duas estrofes:

Todos os dias vejo:
Minha mãe se ajoelhar / Um monte de vaga-lumes

Com toda a família:
E ao Pai Celeste orar / Correndo sem parar

A sua oração:
Afasta meu temor / Constrói um navio

Em nossa casa:
Fala-se com amor / Eu sou um corredor

Abençoado é:
Nosso lar / Meu cantar

Tem do sacerdócio:
O poder / Meus brinquedos

Os nossos pais nos ensinam a ser:
Obedientes ao Senhor / Bons jogadores de futebol

E é assim porque em nossa casa:
Fala-se com amor / Eu sou um corredor

Eu me sinto perto do Senhor:
Quando falo com muito amor / Quando brigo com meus irmãos

Essas são algumas ideias de frases que vocês podem usar. Caso queiram utilizá-las, baixe este arquivo AQUI.

Esta imagem é para vocês terem uma ideia de como fica o produto final:
Imagem: Primarily Singing
Escreva a letra da música na lousa, deixando um espaço para ser preenchido com as frases que estão "atrás da porta".

A Tina (autora do blog Primarily Singing), disse para as crianças que escolher uma porta é um jogo de possibilidades, não existe uma escolha realmente errada ou certa, pois não se sabe o que tem atrás da porta. Contudo, eles podem escolher se o que está atrás da porta está correto ou errado. Dessa forma, a criança que está ajudando decidirá se a escolha da porta a levou para a letra correta ou errada da música. Você pode pedir para que as outras crianças ergam os polegares para cima, caso concordem, ou para baixo, caso discordem.

Quando a escolha for a correta, a figura é fixada no espaço que você deixou em branco na lousa e todos cantam a música até o ponto antes de chegar no próximo espaço em branco.

Depois que as crianças estiverem cantando bem a letra da música, você pode usar as figuras (das escolhas corretas) e ir tirando uma a uma, até que elas tenham decorado a música.

Espero que, caso ainda não tenham tido suas próprias ideias, essas possam ajudá-las! Enfatizo, ainda, que essa ideia das portas pode ser usada com o ensino de qualquer música.

Com amor,

26 de ago. de 2014

Chegou a hora de novos desafios

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Acordei sabendo que aquele seria o último dia. O último dia como líder da Primária de minha Ala. Na verdade, este conhecimento já me acompanhava por uma semana, mas precisei guardar para mim a ebulição de sentimentos que assolavam meu imo. Seria desobrigada como conselheira na organização da Primária e com isso todas as responsabilidades que tinha também não mais fariam parte de minha rotina.

Para mim, o amor não é aquele sentimento que sentimos a prima vista. O amor é algo que se cultiva dia-a-dia, que encara os desafios e vence-os, que cai, mas levanta. É muito fácil amarmos o que gostamos, difícil é construir amor por aquilo que nos parece difícil amar. Mas por ser algo tão complexo, não sei dizer se o amor que sinto pela música ou se o amor que sinto por cada uma das crianças que pude ensinar nestes últimos anos foi algo construído. Difícil definir o início de algo, quando esse algo já faz parte de você e fundiu-se com aquilo que você considera experiência de vida. Como saber se foi construído se desde que eu me conheço por mim já os tenho como sentimento evidente?

Em todos os momentos sempre tive em mente que deveria magnificar o meu chamado. As horas gastas com a preparação de cada tempo de compartilhar e na preparação para ensinar um novo hino foram extremamente prazerosas. Algumas pessoas podem achar que ensinar música para as crianças é fácil. Tudo é aparentemente fácil. Mas é preciso apaixonar-se por esta causa. Estar disposta a pular, rodopiar, fazer gestos, cantar na frente de outras pessoas, imaginar mil e uma maneiras de fazer com que as crianças se interessem pela nova música e, principalmente, que entendam a mensagem a ser passada.

Apesar da despedida ser difícil, sinto-me extremamente feliz pela oportunidade que tive de trabalhar na Organização da Primária desde alguns meses depois que saí da Organização das Moças. Mas sempre chega a hora em que temos que sair de nossa zona de conforto e enfrentar novos desafios, e confesso a vocês que estou muito animada para este meu novo desafio (Professora do 4º domingo e Líder de Música/Regente na Sociedade de Socorro).

Não as abandonarei! Meu propósito e objetivos ainda estão de pé! Mesmo não estando mais na Primária continuarei a postar ideias. Não sei o quanto as ideias serão originais, mas o que é literalmente original? No mundo em que vivemos hoje, difícil encontrar algo que não seja cópia. Parte-se do princípio de que neste mundo não existe tabula rasa, nada se cria, tudo  se re-cria. Espero fazer a minha parte para apoiá-las neste chamado tão maravilhoso que é ensinar música às crianças!

Beijos no coração,

25 de ago. de 2014

Quem? O quê? Como?

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Este é um jogo de revisão que fiz neste domingo com as crianças em minha Ala. Foi muito divertido! As crianças gostaram muito e pude perceber que elas realmente sabem os hinos que ensaiamos neste ano. Encontrei essa ideia há muito tempo no blog The Ordinary Adventures of a Primary Chorister, com o nome original "Who? What? How?".

O objetivo é fazer com que as crianças revisem os hinos de uma maneira divertida.
Materiais necessários
  1. 3 potes vazios (qualquer pote que você tiver em casa)
  2. Etiquetas (podem ser impressas ou feitas a mão em papel cartão/cartolina/sulfite e depois coladas nos potes)
  3. Instruções impressas ou escritas em tiras de papel. Tenha certeza de ter a mesma quantidade em cada pote.
Exemplos de instruções para o pote "Quem?":
  • Meninos
  • Meninas
  • Professores
  • Todo mundo
  • Usando algo preto
  • Usando algo branco
  • Nascidos entre Janeiro-Junho
  • Nascidos entre Julho-Dezembro
  • Amantes de gatos
  • Amantes de cachorros
  • Amantes de cavalos
  • Amantes de brócolis
  • Canhotos
  • Destros
Exemplos de instruções para o pote "O quê?" (aqui estão os hinos de ensaio de 2014 até o mês de agosto, mas você pode incluir mais ou outros, conforme o que cantam na Primária):
  • Ele Mandou Seu Filho
  • Vou Cumprir o Plano de Deus
  • Assombro Me Causa (1ª estrofe)
  • A Família É do Senhor (1ª estrofe)
  • A Família É do Senhor (2ª estrofe)
  • A Família É do Senhor (3ª estrofe)
  • A Família É do Senhor (4ª estrofe)
  • Sê Fiel
  • Eu Vou Pesquisar a História da Família (1ª estrofe)
  • Eu Vou Pesquisar a História da Família (2ª estrofe)
  • Batismo (1ª estrofe)
  • Batismo (2ª estrofe)
  • Batismo (3ª estrofe)
  • Buscarei Cedo ao Senhor
Exemplos de instruções para o pote "Como?":
  • Muito rápido
  • Muito devagar
  • Sussurrando
  • Batendo palmas
  • Com os olhos fechados
  • Estralando os dedos
  • Marchando
  • Feliz
  • Triste
  • Balançando os braços
  • Como um cantor de ópera
  • Com o nariz tampado
  • Como um bebê
  • Como um vovô/vovó
Preparação
  1. Faça uma etiqueta para cada um dos potes.
  2. Cole-as ou fixe-as com fita adesiva nos potes.
  3. Imprima ou escreva em tiras de papel as instruções e corte.
  4. Dobre cada tira de papel e coloque dentro do pote apropriado.
Obs: confira uma versão editável para impressão das etiquetas e das instruções no final do post.

Como jogar

Quando o tempo de música chegar, ande com entusiasmo pela sala, como se fosse a apresentadora de um programa:

Você: Olá meninos e meninas, sejam bem-vindos a outra rodada de (seja dramático) QUEM? O QUÊ? COMO?! Qual é o nome do jogo?

Espere, coloque as mãos em volta de sua orelha e aponte para o primeiro pote com a etiqueta "Quem?", depois "O quê?", depois "Como?".

Crianças: "Quem? O quê? Como?".

Você: Muito bem, crianças! Para o nosso programa de hoje nós vamos revisar todas as músicas da primária que aprendemos neste ano! Quem será nosso primeiro participante para escolher (seja dramático) Quem?, O quê?, e Como? nós iremos cantar?

As crianças irão levantar as mãos. Escolha uma criança para pegar uma tira de papel de cada pote. Depois que a criança sentar, leia o que está escrito. Por exemplo:

Você: "Ok! O João escolhe essas três tiras de papel! Vamos ver QUEM irá cantar primeiro. Aha! Está escrito todo mundo que está usando algo preto! E eles cantarão O QUÊ hoje? "Vou Cumprir o Plano de Deus". Ótimo! E agora, COMO os nossos amigos que estão usando algo preto irão cantar? Aha! Eles irão cantar como um cantor de ópera! Todos os que estão usando algo preto fiquem de pé!

Conduza todas as crianças e líderes que estiverem usando algo preto a cantar "Vou Cumprir o Plano de Deus" como um cantor de ópera. Continue até que todas as música e versos tenham sido cantados (ou até quando o tempo permitir).

Downloads

(O tamanho das etiquetas é de 8,5 x 12 cm)

(Estas instruções são somente sugestões. Vocês podem modificar de acordo com o que está sendo ensinado em sua Primária!)

Divirtam-se!

Com amor,

3 de ago. de 2014

Ideia #8: Buscarei Cedo ao Senhor

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Como estão os preparativos para o último hino do Esboço de 2014? Mais um ano está acabando, as apresentações nas sacramentais, se já não começaram, logo mais começarão. Pretendo logo mais fazer várias postagens com ideias para revisar os hinos ensaiados durante o ano! Mas vamos ao que interessa: ideias para ensinar o hino de agosto, Buscarei Cedo ao Senhor.

Encontrei algumas ideias interessantes. A primeira foi do blog Camille's Primary Ideas e a outra no Lessons Plans of an OCD Primary Chorister.

Primeira Ideia

Adaptei as figuras utilizadas pela Camille. Assim como ela, disponibilizarei as figuras com o fundo colorido AQUI e com o fundo branco AQUI (caso queira economizar na impressão colorida).

Para chamar a atenção, peça para a pianista tocar a música e pergunte para as crianças se podem reconhece-la (caso não tenha pianista, coloque a faixa instrumental do CD ou baixe AQUI). Provavelmente algumas crianças mais velhas a reconheçam. Diga que essa música é sobre buscar, ou procurar, cada frase usando "telescópios"!

Mostre vários rolos vazios de papel higiênico ou papel toalha:
Imagem: Camille's Primary Ideas
Escolha uma criança (ou algumas, dependendo da quantidade de crianças na Primária, para que cada uma tenha a oportunidade de participar) e peça para que ela vá ao corredor. Cole com fita adesiva a primeira página das figuras (vocês podem numerar no verso de cada uma para não se perderem) em algum lugar das paredes da Primária. Peça para que as crianças entrem na sala e diga que eles irão buscar a primeira frase somente utilizando o seu telescópio e deixando o outro olho fechado. Deixe a pianista tocando a música enquanto as crianças procuram a primeira frase. Encontrada, coloque-a na lousa e logo depois todas as crianças cantam aquela frase.

Repita com novas crianças, pendurando as próximas frases em lugares diferentes da parede até que todas as crianças tenham participado, todas as frases tenham sido encontradas, colocadas em ordem na lousa, e a música tenha sido cantada várias vezes.

Esteja preparada para explicar as possíveis palavras que as crianças não saibam.

Variação: você pode dividir a Primária em diversos times. Em cada frase, uma criança de cada time irá ao corredor. A primeira que encontrar a frase ganha a rodada.

Segunda Ideia

Esta ideia encontrei no OCD Primary Choristers e é uma adaptação da brincadeira esconde-esconde. Vamos conferir?

Explique para as crianças que "buscar" significa procurar fervorosamente por algo, assim como quando brincamos de esconde-esconde, e que essa atividade será uma variação desse jogo.

Primeiro, escolha uma criança reverente para deixar a sala por um momento. Se a criança for pequena, peça a um adulto para acompanhá-la. Enquanto a criança está fora da sala, escolha outra criança para ser "a escolhida". Será a única criança que não irá cantar. Traga a primeira criança e peça que as crianças cantem para ela a música que estamos ensaiando. Veja se ela pode localizar a criança que não está cantando até a música terminar. Enfatize para as outras crianças que elas estão todas trabalhando juntas. Se a criança descobrir quem é "a escolhida", então todas as crianças terão ganhado o jogo. Se elas quiserem ter sucesso, elas terão que cantar da melhor maneira que conseguirem.

Variações:

Se você tiver uma Primária pequena, você pode pedir para a criança que é "a escolhida" para não cantar em voz alta, somente fingindo que está cantando. Caso o tempo de música for separado por idade, esta é uma ideia extremamente desafiadora que as crianças mais velhas normalmente gostam.

Se você tiver uma Primária maior, pode escolher várias crianças para serem "as escolhidas" e ver quantas crianças podem ser encontradas antes da música acabar.

Se sua Primária tiver muita dificuldade com uma música em particular, pode não ser possível localizar a criança que intencionalmente não está cantando. Nesse caso, você pode usar uma pista visual, tal como um colar ou um boton que a criança "escolhida" irá usar.

Eu utilizarei a primeira ideia para ensinar a música para as crianças e a segunda ideia provavelmente na terceira semana do mês para revisá-la. Importante ressaltar que esta segunda ideia pode ser utilizada com qualquer música que vocês estiverem ensinando.

O que acharam das ideias? Comentem os resultados obtidos em suas Alas/Ramos!

Com amor,

2 de ago. de 2014

Dia dos Pais - Tempo de música

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O Dia dos Pais está chegando! E o que vocês farão em suas Alas? Trago nesta postagem algumas ideias musicais que podem ser utilizadas para este dia especial que encontrei no Sugardoodle!
Imagem: Sugardoodle.net
Ideias de Janelle Sherrill (Father's Day Singing Time Ideas)
  1. Faça um registro das músicas da Primária preferidas dos pais. Cante-as e deixe as crianças adivinharem qual pai a escolheu como preferida.
  2. Grave alguns pais cantando uma parte de uma música da Primária. Reproduza para as crianças e deixem-nas adivinharem qual pai está cantando.
  3. Faça o que eu faço! Cada classe tem que apresentar alguma ação que mostre algo que um pai faz. Peça que a classe ou que um membro dela venha para frente e mostre a ação, mas NÃO diga para as outras crianças qual é a ação. Então cante a música "Faça o que eu faço" utilizando a ação. No final, peça que as crianças adivinhem as ações representadas. Repita para o resto das classes. Pode-se terminar ao pedir que cada pessoa pense em uma coisa que poderia fazer nessa semana para deixar seu pai feliz. Depois cante a música novamente com as ideias que elas pensaram.
  4. Desenhe um pai! Desenhe um círculo para a cabeça e uma linha para o corpo na lousa. Deixe as crianças pegarem um papel (ou o que for) em que esteja escrita uma parte do corpo e o nome de uma música. Depois elas desenham a parte do corpo escrita no papel na lousa enquanto o resto da Primária diz algo que seus pais fazem com aquela parte do corpo. Cante a música. Você poderia, também, pedir que elas mexam a parte do corpo enquanto cantam a música. Por exemplo: a parte do corpo é "braço e mão". As crianças pode dizer "ele dá abraços, usa ferramentas, usa as mãos para cortar a grama, etc". Então quando você cantar a música faça com que todas elas movimentem seus braços e/ou mãos (balançar os braços em círculos, bater palmas, etc). Tenha certeza de ter tiras de papel suficientes para que seu pai desenhado na lousa tenha duas mãos/braços, pés/pernas, olhos, boca, orelhas, nariz. Essa é uma atividade super fácil, mas realmente divertida.
  5. Antes do Dia dos Pais, recolha gravatas dos pais de sua Ala. Fixe uma música em cada gravata, depois pendure-as na lousa. Aponte para uma gravata e escolha uma criança para adivinhar de qual pai é aquela gravata. Depois que adivinharem, cante a música. A música também pode ser a preferia do pai dono da gravata.
  6. Atividade de cortar a gravata! Pegue uma gravata antiga e providencie que um professor ou membro do Bispado ou um pai esteja na Primária usando a gravata (dê a gravata antes para que as crianças não vejam que foi você que deu). Cante sua primeira música. Diga para as crianças que você acha que elas podem cantar melhor do que isso. Pegue sua tesoura. Diga que talvez elas precisem de uma motivação um pouco maior para cantar. Diga a elas que se elas cantarem a música melhor, você irá cortar um pedaço da gravata do Irmão Fulano! O Irmão pode dramatizar, fingindo esconder sua gravata na camisa ou cobrindo-a. Cante a música novamente (eles cantarão muito bem desta vez!) e depois corte um pedaço da gravata. Pegue outra música e diga para elas que você está procurando por um super cantor(a) para cortar um pouco mais da gravata. Repita até que a gravata esteja destruída!
O que acharam? Deixem nos comentários quais ideias mais gostaram e quais foram os resultados!

Beijos,

Ideia #7: Batismo

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Para o ensino do hino do mês de julho, Batismo, tenho algumas ideias para postar. A primeira ideia foi a que utilizei para ensinar as crianças da Ala que frequento, a outra é uma adaptação do site Sugardoodle.net.

Primeira Ideia: Cante uma história

Comece perguntando se alguém sabe contar a história de quando Jesus foi batizado. Diga que hoje você irá ensiná-las a contar essa história de uma maneira diferente: cantando! Cole na lousa a figura de Jesus Cristo sendo batizado por João Batista (você pode encontrá-la AQUI). Depois faça as seguintes perguntas:
  • Quem Jesus procurou para batizá-Lo? (João Batista)
  • Onde Jesus o encontrou? (Judeia)
  • Como e onde Jesus foi batizado? (Por imersão, nas águas do Rio Jordão)
Depois que as perguntas forem respondidas, primeiro conte a história com a letra do hino e peça que as crianças contem a história com você. Cante, então, a história e peça, em seguida, que as crianças cantem com você.

Para a segunda estrofe, pergunte se alguém sabe o que Jesus disse a João Batista. Aqui, ao dizer as falas que estão na letra do hino, você pode fazer uma intonação de voz diferente, realmente contando a história. Repita o que fez na primeira história: as crianças contam e depois cantam. Antes de ir para a terceira estrofe, cante a primeira e a segunda.

Pergunte para as crianças o que podemos aprender com o exemplo que Jesus nos deixou. Deixe-as responder livremente. Diga para elas que nós agora podemos saber que o batismo é essencial para que possamos voltar a viver com o Pai Celestial. Pergunte se alguém sabe explicar o que a palavra essencial significa. Você pode usar como exemplo a água, que é essencial para que nós vivamos. Cante com firmeza a última estrofe e depois peça para que as crianças cantem com você.

Dica: é provável que algumas crianças confundam a letra da segunda com a da terceira estrofe (2ª - "e assim entrar no reino de meu Pai em retidão" / 3ª - "para se entrar no reino do bom Pai Celestial"). Utilize as rimas a seu favor: o que rima com João? Retidão! E o que rima com essencial? Celestial!

Eis aqui o esquema que utilizei na lousa:
Segunda Ideia

Esta ideia está disponível no Sugardoodle (clique AQUI). Abaixo da postagem disponibilizarei as imagens traduzidas.

Apresentação

Relembre as crianças dos seguintes pontos:
  • O Pai Celestial deu o mandamento de que todos sejam batizados.
  • Jesus Cristo queria obedecer todos os mandamentos do Pai Celestial.
Escritura: Leia em voz alta 2 Néfi 9:23 (Diga que Santo de Israel é um outro nome de Jesus Cristo).
  • Explique que essa escritura nos diz que nós devemos ser batizados. A escritura também diz que se nós não nos batizarmos, não poderemos ser salvos no reino de Deus; em outras palavras, devemos ser batizados para viver novamente com o Pai Celestial e Jesus.
Faça um pergunta:
"Nós temos uma música na Primária que nos ensina sobre o batismo de Cristo? Sim, nós temos! Se chama Batismo! Vamos praticá-la agora e conforme praticamos nós aprenderemos um pouco mais sobre alguns detalhes de seu batismo".

1ª Estrofe
  • Cole a figura de Cristo sendo batizado em sua lousa.
  • Coloque a tira com a palavra QUEM perto da figura.
  • Peça para que as crianças escutem QUEM Jesus foi encontrar enquanto você canta a primeira frase da música.
  • Escute as respostas, cole a tira com a resposta certa perto da pergunta QUEM e cante esta frase junto com as crianças.
  • Faça o mesmo com cada tira de palavra e frase.
  • Quando chegar na pergunta COMO, explique que a resposta para COMO está EMBAIXO de alguma cadeira. Espere as crianças procurarem se a resposta está EMBAIXO da cadeira delas. Explique que a palavra imersão significa ficar completamente EMBAIXO da água. Jesus ficou completamente EMBAIXO da água quando ele foi batizado e nós também ficamos completamente EMBAIXO da água quando somos batizados.
  • Cantem a primeira estrofe inteira juntos.
Download dos recursos visuais disponível AQUI
2ª Estrofe
  • Retire as tiras de palavras da primeira estrofe.
  • Coloque a tira com a pergunta POR QUÊ próximo da figura.
  • Peça para que as crianças escutem o PORQUÊ Cristo queria ser batizado. Explique que Jesus iria cumprir toda a justiça e mostrar o caminho para que toda a humanidade se torne justa.
  • Faça o mesmo com cada tira de palavra e frase.
  • Cantem a segunda estrofe inteira juntos.
Download dos recursos visuais disponível AQUI
3ª Estrofe
  • Retire as tiras de palavras da segunda estrofe.
  • Coloque a tira com a palavra QUEM próximo da figura.
  • Peça para que as crianças escutem QUEM já sabe que o batismo é essencial. Somos NÓS. Ao sabermos que o batismo é essencial significa que nós demonstraremos fé em Jesus ao fazer o que ele nos pediu e faremos isso porque nós acreditamos que o que ele nos pede para fazer é verdadeiro e correto a ser feito.
  • Faça o mesmo com cada tira de palavra e frase.
  • Cantem a terceira estrofe inteira juntos.
Download dos recursos visuais disponível AQUI
Espero que gostem das ideias!

Com amor,

26 de jul. de 2014

Ideia #6: Eu vou pesquisar a história da família

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Para o ensino deste hino irei compartilhar três ideias, uma que eu apliquei em minha Ala, outra que foi disponibilizada pelo Primária SudOnline e outra que encontrei no Camille's Primary Ideas.

Algumas vezes, quando sobra um tempinho no final do tempo de música no domingo anterior a mudança do hino de ensaio, eu utilizo os últimos cinco minutos para apresentar a nova música para as crianças. Outras vezes gosto de fazer um “suspense”. Pergunto para elas, no primeiro domingo do mês, depois que o tema do Tempo de Compartilhar daquele mês foi apresentado, qual música elas acham que iremos ensaiar naquele mês.

Como no mês de junho foi falado sobre “As ordenanças do sacerdócio e o trabalho no templo abençoam minha família”, apresentei o hino EuVou Pesquisar a História da Família perguntando para as crianças se elas sabiam qual era a importância de conhecer a história de nossa família. Gosto de, conforme vou explicando, utilizar a letra do hino para auxiliar as respostas, tal como já apresentei no Ideia #2 – Vou Cumprir o Plano de Deus. Depois de apresentar o hino inteiro e explicar a mensagem contida na letra da música, nós começamos a ensaiar da forma que apresentarei a vocês agora.

Primeira Ideia

Divida as crianças em dois grupos, se for possível, faça com que cada grupo se sente de frente um para o outro, deixando um espaço no meio para que a líder de música ou quem irá ensinar a música possa ficar de frente para o grupo que irá cantar a cada vez. Explique para as crianças o que irá fazer. O objetivo é alternar os versos entre os grupos, a líder de música canta primeiro e o grupo repete, como no esquema abaixo:

Líder de música: “Eu vou pesquisar a história da família para conhecer”
Grupo 1: “Eu vou pesquisar a história da família para conhecer”

Líder de música: “Meus antepassados, meus ancestrais, pois esse é meu dever”
Grupo 2: “Meus antepassados, meus ancestrais, pois esse é meu dever”

Líder de música: “Um bonito livro de recordações em dia vou manter”
Grupo 1: “Um bonito livro de recordações em dia vou manter”

Líder de música: “Minha história pessoal também quero escrever”
Grupo 2: “Minha história pessoal também quero escrever”

Explique que cada vez que for a vez do grupo cantar, elas [as crianças] deverão ficar em pé, e quando for a vez do outro grupo, elas deverão ficar sentadas e prestar atenção no que o outro grupo está cantando. Depois de fazer isso umas duas vezes, diga que os grupos irão trocar, ou seja, o que o grupo 1 cantou será o que o grupo 2 cantará e vice-versa. Repita novamente umas duas vezes. Dessa forma, as crianças memorizarão a melodia e a letra. A terceira etapa é cantar a estrofe inteira com os dois grupos juntos. Esse processo se repete para o ensino da outra estrofe.

Depois que ensinei a música toda (usei um domingo para cada estrofe), juntei as crianças ao redor do piano [elas AMAM o piano!]. Eu toquei e cantei junto com elas as duas estrofes.

Prós e contrasAs crianças conseguiram aprender a melodia e a letra sem auxílios visuais (figuras ou texto), mas por causa da repetição, elas acabaram por ficar um pouco entediadas. Portanto, sugiro que ao ensinar uma música com este método, caso percebam que elas estão ficando desinteressadas, introduza gestos ou movimentos que elas devem fazer enquanto cantam. Dá super certo. Caso sua classe seja muito numerosa, poder-se-ia pensar também em formar quatro grupos ao invés de dois.

Segunda Ideia

Achei esta ideia muito legal, mas como eu vi somente depois de ter ensinado acabei não utilizando ela. Resumindo a ideia: seria levar alguns auxílios para cada parte do hino, como por exemplo, fotos antigas, certidão de óbito, gráficos de linhagem, cartas e um álbum de recordação. Ela pode ser usada, de repente, para fazer a revisão do hino quando estiver chegando mais próximo da Apresentação Especial da Primária. Confiram a ideia clicando neste link: Como ensinar o hino "Eu voupesquisar a História da Família", por Fabiane Bezerra.


Terceira Ideia

Podemos encontrar ideias fabulosas para o tempo de música no blog Camille's Primary Ideas {pessoal, é tanta coisa que gostaria de disponibilizar para vocês que às vezes acabo ficando perdida no meio de tantas coisas e pouco tempo!}. Pra quem está familiarizada com o inglês, creio que não será problema ver quantas ideias incríveis existem não só neste blog, como em vários outros. Mas vamos ao que interessa, outra ideia para ensinar o hino Eu Vou Pesquisar a História da Família (Family History - I am Doing It).

A pergunta geradora desta ideia foi: Por que não ter uma árvore genealógica "de verdade" para ensinar esta música? A figura abaixo é a árvore que foi montada pela Camille:
Imagem: Camille's Primary Ideas
Ela esclarece que, caso não tenha uma árvore dessas, vocês podem desenhar uma árvore na lousa e colar as figuras com fita adesiva. Vocês podem imprimir as figuras nos links abaixo:

Eu Vou Pesquisar a História da Família - Figuras: PDF
(a qualidade parece estar ruim quando aberto o arquivo no Google Drive, mas ao baixar fica boa)

Depois de imprimi-las, para que elas durem por mais tempo, passe papel contact ou plastifique-as.

1º passo: cole as figuras embaixo das cadeiras antes do início da aula.
2º passo: peça para que as crianças olhem embaixo de suas cadeiras. Enquanto elas procuram, cante a música (ou coloca o CD para tocar).
3º passo: cante a música novamente para encontrar qual é a primeira figura que deverá ser pendurada na árvores. A criança que estiver com a primeira figura vai até a árvore e a prende em um galho.
4º passo: uma vez pendurada, cante a frase correspondente e fale rapidamente sobre ela (por exemplo, "história da família" são histórias e registros escritos da sua família sobre pessoas que viveram antes de você).
5º passo: repita até ter cantado todas as frases e até que todas as figuras estejam na árvore.
6º passo: cante a música várias vezes.


Caso tenham tempo, entreguem folhas e lápis de cor para as crianças desenharem um de seus antepassados ou um membro de sua família e depois deixem-nas colocarem os desenhos na árvore. Para as crianças pequenas, uma sugestão seria convida-las a bater o ritmo da música em seus colos, bater palmas ou pular.

Essas são as ideias para esse hino! Espero possam ajuda-las(os). Caso tenham dúvidas ou outras ideias que gostariam de compartilhar, podem deixá-las nos comentários ou entre em contato comigo pela página de Contato.

Com amor,

25 de jul. de 2014

Ideia #5: Sê Fiel

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Depois de muito tempo, aqui estou eu novamente. Apesar de estar um pouquinho atrasada (este hino era uma das sugestões para o mês de maio), gostaria de compartilhar uma forma simples e efetiva de ensinar o hino Sê Fiel.

Antes de iniciar o ensino da música, uma forma de fazer com que a mensagem seja entendida seria utilizar uma das escrituras de referência do hino (Deuteronômio 6:18 e Alma 53:20-21). Em Alma 53, há um relato sobre os dois mil jovens guerreiros que, sob o comando de Helamã, fizeram um convênio de lutar pela liberdade do povo nefita. Acredito que seria muito interessante contar o que se passa neste capítulo e enfatizar as características desses jovens guerreiros ("homens fiéis em todas as ocasiões e em todas as coisas que lhes eram confiadas").

Após esta primeira parte (contar a história da escritura de referência), o próximo passo seria desenhar e colar o esquema que está na figura abaixo:
1º passo: Desenhar algo na lousa que represente o céu. Na imagem acima estão a lua e umas estrelas, mas poderia ser um sol e uma nuvem, ou só um dos dois. Nada impede de vocês utilizarem figuras para isso também. A parte da música deste passo é: "Se queres merecer o céu". Uma pergunta que pode ser feita: o que vocês acham que precisamos fazer para merecer o céu? Deixem as crianças responderem, se forem poucas, ou escolha algumas.

2º passo: Colar a gravura do Presidente Thomas S. Monson. Pergunte: vocês sabem quem é este homem? Depois que as crianças responderem, escreva profeta em cima da gravura. Pergunte: vocês sabem o que o profeta falou para todos nós? Deixe as crianças tentarem adivinhar (caso não saibam o hino ainda). Desenhe, então, um balão de diálogo representando como se o profeta estivesse falando e escreva dentro "Sê fiel, sê fiel". Explique que os profetas nos ensinam que devemos ser fiéis. Cante, em seguida, a parte da música deste passo: "Falou o profeta: 'Sê fiel, sê fiel.'"

3º passo: Explique para as crianças que, se quisermos merecer o céu, precisamos ser fiéis. Pergunte: Se para merecermos o céu, precisamos ser fiéis, em que precisamos ser fiéis? Depois das crianças falarem, cole uma figura de cada vez. Cole primeiramente a figura que representa o "agir" (pode ser a que disponibilizei abaixo ou uma outra que represente pessoas agindo corretamente. Poderia ser, por exemplo, a figura de duas pessoas dando a mão). Explique como elas podem ser fiéis no agir. Cole a figura da boca, que representa o "falar" e explique com elas podem ser fiéis no falar. Cole a figura que representa a "treva" (menina no quarto escuro) e explique como elas podem ser fiéis na "treva". Cole a figura que representa a "luz" (farol) e explique como elas podem ser fiéis na luz. Cante a parte da música desse passo: "No agir, no falar, na treva ou na luz". Um opção seria fazer gestos para cada uma das formas de sermos fiéis, como, por exemplo, dar a mão ou abraçar quem está do seu lado ao cantar "agir"; apontar para a boca quando cantar "falar"; cobrir o rosto ao cantar "treva"; e erguer os braços ao cantar "luz".

4º passo: Escreva na lousa "sê fiel, sê fiel", desenhe duas pegadas e cole uma gravura de Jesus Cristo na frente das pegadas. Explique que precisamos ser fiéis ao seguir Jesus Cristo para que assim possamos merecer o céu. Cante a parte da música deste passo: "Sê fiel, sê fiel, seguindo a Jesus". Nesta parte você poderia pedir para que as crianças marchem no lugar.

Depois de passar passo por passo, cante a música inteira devagar uma ou duas vezes, irá depender se as crianças já aprenderam a música ou não. Depois comece a dificultar: apague algumas coisas que você escreveu/desenhou e vá virando as gravuras. Esse é um método muito bom para a memorização, não só para músicas pequenas, mas para as maiores também, e as crianças gostam muito, pois é como um desafio de quem canta sem errar as partes que não estão mais lá.

O arquivo com as figuras para download está no link abaixo. Gostaria só de frisar que não necessariamente vocês precisam das gravuras para imprimir. Caso não tenham recursos para isso, vocês podem usar a imaginação de vocês! Desenhe, por exemplo, uma lâmpada ou um sol para representar a luz, desenhe a boca, desenhe o contorno de sua mão para representar o agir, escreva "treva" caso não encontre nada para representar a treva.

Arquivo com gravuras do hino Sê Fiel - PDF

No blog Primária Sud Online existe uma outra forma de ensinar este hino. Caso queiram conferir, o título da postagem é Sê Fiel - Tempo de Cantar.

Espero que gostem. Caso tenham dúvidas ou outras ideias que gostariam de compartilhar, podem deixá-las nos comentários ou entre em contato comigo pela página de Contato.

Com amor,

13 de mai. de 2014

~ Comunicado ~

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Queridas(os) leitoras(es)!

Estou com o tempo muito curto! Entre leituras, trabalhos e viagens para a faculdade, mais a preparação de aulas e do tempo de música para o domingo, estou encontrando certa dificuldade para achar um tempo e postar novas ideias! Contudo, apesar dos posts espaçados, continuarei a compartilhá-las com vocês!

Gostaria de deixar o espaço do blog aberto para quem quiser compartilhar suas ideias!

Portanto, se você tem uma ideia ou algum material sobre música que gostaria de compartilhar, entre na nossa página de Contato e envie-me uma mensagem! Ficarei contente em compartilhar!

Beijos,
 

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